sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sobre o ácer e a faia em soalhos...

Assumindo o grande interesse que o assunto merece, o autor decidiu emprestar algum do seu precioso tempo ao estudo do assunto, de um modo independente e isento, na esperança de meter algum juizo na cabeça de algumas pessoas. Pronto, é só uma pessoa, portanto corrijo para juizo na cabeça de alguma pessoa.


Faia é o nome vulgar dado às 10 espécies de árvores do género Fagus, pertencentes à família Fagaceae. São árvores de folha caduca, nativas da zonas temperadas da Europa, América do Norte e Ásia. Os seus frutos são ricos em tanino, mas isto não interessa nada para o caso, a não ser que se pretenda comer ou beber a madeira, o que não é fácil, garanto-vos. Até porque tem uma série de aditivos quimicos para matar o bicho... Pensando bem... Não, não é boa ideia beber a faia pela manhã em jejum.
Continuando, a Faia é uma madeira pandula, tem uma aparência desgraçada, com a sua cor alourada oxigenada e carácter psicopata. Acredita-se que se levanta de noite e ataca os habitantes da casa. Os gatos apresentam uma grande tendência a atacá-la pelo que não é recomendável usar em conjunto com o referido felino. Faz, no entanto, muito boas brasas e é ideal para assar sardinhas e febras.



O Acér é uma árvore da familia das Aceráceas, existentes no hemisfério Norte. As suas folhas são pecioladas e lobadas. Ninguém faz a minima ideia do que é que isto quer dizer e eu também não e aposto que nem sequer estão a prestar atenção ao que escrevi aqui e até podia chamar o leitor de burro porque o cérebro já deve estar desligado a esta altura.
A sua madeira é leve e resistente muito apreciada em marcenaria e em soalhos. É uma das espécies de madeira mais robustas. Varia muito na aparência, mas sempre entre um David Bowie e um Johnny Depp, por aí. Os soalhos em Acér são muito resistentes ao uso e distinguem-se por uma elegância que confere carácter a um interior. Ideal para uso em conjunto com gatos. São conhecidos casos em que os próprios gatos assentam o soalho.


Depois do serviço prestado o autor fica à espera da devida recompensa!


2 comentários:

S. disse...

Isto sim, é serviço público!
Um dia que pense aplicar soalho na minha casa vou-me lembrar destas recomendações!

Isa disse...

Um soalho Johnny Depp! WOW!