quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Não é nada pessoal #1

No escritório onde trabalho temos música ambiente. A rádio está sintonizada na mesma estação há 10 anos, que me lembre. Se alguém me perguntar qual é essa estação terei de pensar alguns instantes até me lembrar de que é a rádio Capital. 

Há anos que a música é a mesma. Se alguém também me perguntar que músicas é que tenho ouvido aqui lembrar-me-ei imediatamente de Boys don't cry dos Cure, que passou uma vez, em 2006.

Tentei uma vez mudar o posto de rádio para a Radar, em 2008. (Não que eu tenha uma particular preferência pela Radar actualmente. Já foi altura em que era uma rádio de música alternativa antes de se submeter ao interesse dos accionistas e dos concertos que estes patrocinam). Não resultou e foi à justa que me safei de um despedimento com justa causa por perturbar o ambiente de trabalho.


Não me acho o dono do bom gosto musical. Para mim só há música: música boa ou música má. Admiro pessoal que inova mesmo que eu não goste do que fazem. Não suporto os espectáculos visuais à volta da música. Aflige-me ver coisas com espectáculos pirotécnicos e cenas psicadélicas maradas. Enoja-me o Carnaval que é montado à volta de "artistas" maus ou medíocres para disfarçar a falta de criatividade.


Odeio as Shakiras, Lady Gagas e cenas derivadas tanto como abomino gajos que se arrastam a sacar mais uns cobres quando o tempo deles já passou há muito. 

E quem são as pessoas que ouvem esta merda na radio e pagam mais de 50 euros para as ir ver ao Rock In Rio? Serão adolescentes suados com cabelo à Cristiano Reinaldo que buscam nelas inspiração para esgalhar o pessegueiro? Ou é mesmo o público em geral que engole toda a merda que lhe colocam à frente, desde Papas a Vampiros Com Açucar, desde a caca até à Gaga?



3 comentários:

Nawita disse...

Não ouço rádio, não tenho paciência.
Gosto de música, vários tipos de música, quando é boa é boa. Mas lá está, agora, mais do que nunca, usam-se efeitos visuais para disfarçar a falta de talento e música da trampa.
Vou, pela primeira vez ao Rock in Rio. Vou com colegas do liceu, vai ser a experiência que não tivemos naquela altura. A minha melhor amiga é grande fã da banda. Enquanto ela ouvia Bom Jovi eu ouvia The Bolshoi, Iggy Pop, FNM, The Cure, Metallica, David Bowie , música clássica e muitas coisas mais. Vamos mais para estarmos juntas e curtir um bom bocado.

Jack Merridew disse...

Por incrível que pareça este foi um dos posts em que mais hesitei antes de o publicar. Antes de tudo é um desbafo mas com alguma raiva à mistura.

A música é um sentimento. Acho bonito que se vá a um concerto só para estar com amigos. Tem pouco que ver com a música mas tem que ver com amizade.

Bolshoi (e os outros que citas também, menos Metallica talvez) foram muito importantes no meu processo de aprendizagem em como ouvir música!

tiagugrilu disse...

Apoiado!