terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Homens e prendas de Natal

Algo que provavelmente já sabiam é que, quando nasceu o menino Jesus, em Belém, apareceram três Reis Magos que lhe deram ouro, incenso e mirra. 

Fui ver à Wikipedia o que é incenso:

A expressão incenso designa em geral uma substância resinosa aromática, empregada desde a antiguidade queimado como perfume para aromatizar ambientes, afastar insetos e em rituais religiosos.

e o que é mirra:

A mirra é um árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.

resina que se obtém dos seus caules é usada na preparação de medicamentos, devido a suas propriedades anti-sépticas.

Ou seja, as primeiras visitas que o menino recebeu foram homens que lhe ofereceram... resinas! Portanto os Reis Magos, como homens, só se lembraram de comprar as prendas na noite de Consoada, quando as lojas já estavam todas fechadas para o Natal. Reviraram Belém de uma ponta à outra e a única coisa que conseguiram encontrar foram uns tipos com muito mau aspecto, num beco escuro, que lhes arranjaram umas resinas. 

Quando chegaram ao pé de Maria entregaram-lhe as "prendas" e dirigiram-se e, naturalmente, para a prateleira das bebidas. Maria olhou com ar de desprezo, revirou e olhos e deu-as à vaca e ao burro. Maria ainda teria tentado argumentar algo "vamos lá por aqui umas regras sobre prendas de Natal" mas os Reis Magos já estavam ocupados a preencher a inscrição do petiz como sócio do Benfica.













2 comentários:

Nawita disse...

O que é que NOS estás a tentar dizer?
esqueceste-te de alguma coisa?

Jack Merridew disse...

Esquece o passado...

Esquece o presente...